top of page

GUIA BIM

bim logo.png

MODELANDO O FUTURO

Iniciativa que pauta a evolução da Construção com a filosofia de modelagem das informações do projeto.

mas o que é BIM?

BIM é a sigla de Bulding Information Modeling, que em tradução livre significa "Modelagem de Informação da Construção". É uma iniciativa difusa em países desenvolvidos que tem sido importada para o Brasil recentemente.

 

Trata-se da modelagem de construções a partir da  informatização de elementos, atividades e recursos de todas as etapas do ciclo de vida de um projeto. O BIM toma como base a inserção e arquivamento de informações de modo a compor um banco de dados digital integrado do projeto.

bim 2 logo.png

HISTÓRICO

história logo.png

O conceito surgiu em meados da década de 70, quando o professor Charles M. Eastman do Instituto de Tecnologia da Georgia definiu o conceito de BDS, Building Description System, que consistia em uma plataforma única que agregasse todas as descrições do projeto, de modo a melhorar os pontos fortes dos desenhos e eliminar as suas fraquezas (incompatibilidades), usando-se sistemas computacionais.

Este conceito inicial desencadeou uma série de estudos e colaborações que culminaram no que seria o BIM como conhecemos hoje: um banco de dados universal que nasce a partir da modelagem informatizada de elementos, atividades e recursos, além da simples modelagem gráfica (CAD).

BIM 3D x CAD

O BIM se contrapõe aos métodos CAD, Computer-Aided Design, que têm como princípio a criação de gráficos 2D e 3D, sem designação da natureza do que é representado nos planos de projeção. Em resumo, nos métodos CAD desenhamos linhas, áreas, volumes geométricos para representarmos vistas/cortes de elementos, enquanto em BIM modelamos vigas, paredes, tubulações, condutores, armazenando todas as informações específicas.

Em lógica computacional, podemos dizer que em métodos CAD o computador armazena apenas informações geométricas, enquanto em métodos BIM 3D, armazenam-se informações sobre específicas, como por exemplo: declividades, revestimentos, blocos, ou seja, um leque de informações muito amplo.

Cubos de alfabeto

BIM 3D ao 7D

bim ciclo 2 logo.png

Imagem: Arq. Ellen Flávia Weis Leite https://www.linkedin.com/in/arqellenflaviaweisleite/

Como foi mencionado anteriormente, o BIM se estende ao longo de todo o ciclo da Construção, desde a concepção de um projeto, até o fim de sua vida útil. Assim, surgiriam-se as denominações multidimensionais:

BIM 3D: Trata-se do banco de dados da geometria do modelo: paredes, estrutura e elementos que compõem a edificação. É o mais utilizado atualmente devido a facilidade de manuseio das ferramentas e o ganho de produtividade imediato.

BIM 4D: Representa a dimensão de cronograma de execução da construção. Armazena cronogramas físicos de mão-de-obra, materiais e maquinário, correlacionando diretamente as informações registradas na dimensão 3D, facilitando a gestão do projeto.

BIM 5D: Já esta diz respeito as estimativas de custo do projeto, em conjunto com a dimensão 4D, nelas estarão armazenas informações como custos fixos, variáveis, de risco etc.

BIM 6D: Esta dimensão é voltada a Sustentabilidade da edificação, com informações sobre balanço energético, de consumo de água, impacto de vizinhança e outros recursos durante construção e uso. Esta dimensão ainda é pouco desenvolvida no Brasil.

BIM 7D: Trata da Operação & Manutenção do edifício, contendo informações sobre manutenção periódicas, verificações, modificações, reparos, etc. Pouco difundido no Brasil.

BIM 8D+: Existem estudiosos que atribuem mais dimensões, como as etapas de demolição, readaptação, segurança etc. Contudo, estas dimensões são de menor escala e não possuem muitas ferramentas no momento.

FERRAMENTAS + IFC

navis logo.png
tekla logo.png
Revit logo.png
ifc logo.png

IFC

archicad logo.png
bimobject logo.png
bimx logo.png

Existem muitas ferramentas BIM atualmente e algumas se destacam pelo pioneirismo, como no caso do Revit, da gigante Autodesk. Contudo, existem algumas outras aplicações que são bem difundidas em outros países. Sendo elas:

  • Tekla BIMsight, estrutural;

  • Archicad, principal concorrente do Revit;

  • Navisworks, plataforma de BIM 4D e 5D da Autodesk;

  • BIMobject, gratuito;

  • BIMx.

Iniciativa IFC

Esta iniciativa consiste em fornecer uma extensão única de aplicação (.ifc) que permita que vários projetistas e gestores da construção trabalharem juntos, mesmo utilizando-se de softwares diferentes, em um vínculo único. Tal possibilidade permite a plena comunicação entre as partes de modo a buscar um modelo livre de falhas, como se preza em  Lean Construction.

Estas práticas definirão as posições de LIDERANÇA no mercado já nos próximos ANOS!

quer se manter a FRENTE?

 

 

Então se inscreva e receba as INOVAÇÕES da Engenharia, Arquitetura & Construção em tempo real.

bottom of page