top of page

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM DARWINISMO DIGITAL?

Foto do escritor: Alonso MelloAlonso Mello



Acredito que quase todos nós já estudamos ou ouvimos falar da velha, porém genial Teoria da Evolução das Espécies, idealizada por Charles Darwin em meados do século XIX.


Em linhas gerais, Darwin afirma que num processo de transformação do meio, aquele que possui características que o ajudem a sobreviver e se reproduzir, prosperá diante de indivíduos que não possuem tais peculiaridades. O que fortificará tais características para as proles futuras, resultando no processo de evolução.


Mas você sabe como este conceito está pautando os debates sobre a urgência de inovação e transformação digital no mercado?


O conceito de seleção natural pode ser aplicado na economia contemporânea da seguinte maneira: o meio se transforma a todo instante (em termos de minutos) com o advento da revolução digital, e portanto, empresas que não estejam adaptadas não sobrevivem nem para contar história.


O consumidor digital vem exigindo qualidade crescente, maior personalização, menores prazos, comodidade e proximidade. Isto tudo ao mesmo tempo que tem milhares de opções na palma de sua mão (literalmente!). Isto exige que as organizações tragam cada vez mais excelência técnica, desempenho crescente e digitalização para seus processos e modelos de gestão.


A era digital ainda deu vida a uma geração de consumidores mais preocupada com causas ecológicas, políticas e sociais, o que reflete no desejo do cliente de ver seu modo de ver o mundo representado nas marcas que consome, o que traz uma complexidade ainda maior para o jogo! Duvida? É só ver como as pessoas hoje "seguem" ao invés de "comprarem" marcas.


Tudo isto faz com que organizações mais tradicionais vejam-se obrigadas a se transformarem completamente ao observarem o nascimento deste consumidor digital. Além disto, existe uma onda de novas corporações, formadas e constituídas com base na era da informação.


Como na história do Planeta Terra, muitas "espécies" entrarão em extinção e muitas outras evoluirão como resultado desse fenômeno. A diferença principal será a escala de tempo: de MILHARES de anos para dezenas de MESES.


Fonte da capa: https://digitalsurgeons.com

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


quer se manter a FRENTE?

 

 

Então se inscreva e receba as INOVAÇÕES da Engenharia, Arquitetura & Construção em tempo real.

bottom of page